Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Trabalhador Deficiente Intelectual tem pedido de demissão anulado.

Segundo a magistrada, o trabalhador deveria ser assistido por representantes legais.

há 4 anos

A juíza do Trabalho Ângela Castilho Rogêdo Ribeiro, da 14ª vara do Trabalho de Belo Horizonte/MG, anulou pedido de demissão feito por uma empregada com deficiência intelectual.

Contratada para vaga destinada a trabalhador com deficiência, nos termos do decreto 3.298/99, a mulher atuou na confecção de uniformes por cerca de um ano até pedir demissão.

A magistrada entendeu que o pedido de demissão e a própria homologação não poderiam ter sido realizados sem a assistência dos representantes legais, por se tratar de relativamente incapaz.

Ao perito a reclamante revelou que decidiu pedir demissão porque queria submeter-se a um procedimento estético não especificado e acreditou que pedido demissão receberia "acerto" que viabilizaria o pagamento de procedimento. Ao analisar o fato, a magistrada apontou:

Tratou-se de uma decisão que se poderia dizer quase infantil, que reputo tomada exatamente por causa do retardo mental que a reclamante porta, que impede o real dimensionamento da decisão de pedir demissão.

A julgadora considerou que apesar de não ser incapacitada para o trabalho e para o convívio em sociedade, o perito concluiu que a mulher não possui capacidade adequada de dimensionar as consequências de suas decisões.

Apesar de o limite cognitivo não a incapacitar física ou emocionalmente para trabalhar em tarefa simples tal como exercia na ré, certamente, haveria incapacidade para exercer atividades mais complexas, que exigissem decisões com correlação de causa e efeito”, registrou, considerando a mulher relativamente incapaz, conforme inciso III, do artigo , do CC.

A magistrada explicou que o contrato de trabalho tende à continuidade e seu encerramento exige que a vontade do trabalhador seja manifestada de forma válida. No caso, isso não ocorreu, aplicando-se, por analogia, o artigo 439 da CLT, que prevê que a rescisão do contrato do menor de 18 anos só é válida se realizada com assistência dos responsáveis legais pelo trabalhador.

Assim, a empregadora foi condenada a pagar as diferenças de verbas rescisórias. Foi autorizada a dedução dos valores comprovadamente recolhidos e determinada a entrega das guias para levantamento do FGTS e recebimento do seguro-desemprego, bem como determinada a retificação da baixa na carteira de trabalho.

A empresa recorreu da decisão, mas o recurso não foi conhecido, por deserto.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI317359,21048-Pedido+de+demissao+de+trabalhadora+com+deficie...

  • Sobre o autorEstamos nos 27 Estados do Brasil e 59 Países.
  • Publicações13
  • Seguidores243
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-deficiente-intelectual-tem-pedido-de-demissao-anulado/794959653

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)